Condromalácia

Um processo agudo ou crônico de sobrecarga concentrada na articulação patelofemoral, pode acometer a cartilagem da patela, caracterizando a condromalácia patelar ( amolecimento da cartilagem patelar).

A forma mais comum de manifestação é de dor, desconforto ou pressão na região anterior do joelho (frente) após permanecer sentado por um longo período que são aliviados imediatamente ao esticar o joelho. A condromalácia pode se manifestar com dor ou desconforto para descer ou subir escadas. Algumas pessoas reclamam de rangidos e estalidos, muitas vezes audíveis, após dobrar ou esticar o joelho. Em alguns casos, um pouco de inchaço no joelho pode ser notado.

Na maioria dos casos de condromalácia patelar, o tratamento é com fisioterapia. Deve-se focar em atingir um reequilíbrio da articulação patelofemoral com fortalecimento muscular orientado pelo fisioterapeuta associado a alongamento principalmente dos músculos e tendões da região posterior do membro inferior.

O tratamento cirúrgico é reservado para raros casos de condromalácia patelar, quando grandes alterações anatômicas são identificadas.

   Dr. Paulo Belangero

Doutor em Ciência pela UNIFESP. Especialista em Ombro/ Cotovelo e Trauma Esportivo