Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura fibrosa que conecta os ossos do fêmur e da Tíbia. Este ligamento possui a principal função de estabilizar o joelho, principalmente nos mecanismos de rotação da articulação.

Este ligamento é um dos ligamentos mais frequentemente lesionados durante a prática esportiva, principalmente em esportes de contato e que exijam mudança de direção constantemente como exemplos o futebol e handebol.

É bastante comum que a pessoal sinta ou até ouça um estalido no joelho no momento da lesão. Após o trauma, o atleta não consegue retornar para a prática e após alguns minutos o joelho apresenta-se bastante inchado. 

A cirurgia do LCA é feita com pequenos cortes no joelho mediante artroscopia (cirurgia por vídeo minimamente invasiva). No planejamento pré-operatório, o cirurgião e paciente devem juntos discutir o tipo de substituto do ligamento, conhecido como enxerto e que podem ser: isquiotibiais ou flexores (semitendíneo e grácil), tendão patelar (parte central do patelar), tendão de doadores

   Dr. Paulo Belangero

Doutor em Ciência pela UNIFESP. Especialista em Ombro/ Cotovelo e Trauma Esportivo